Diante dos 50 anos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, busca-se recordar e divulgar os momentos vividos que foram significativos na construção do Curso de Enfermagem e contribuir com o registro da sua história.
Desse modo, ao pensar em (re) construir a história do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande, pretende-se resgatar a memória de um grupo social situado num espaço e tempo específico, reconstituindo o passado através da narração histórica de seus acontecimentos.
Desta forma, buscando apresentar à comunidade universitária e geral a história deste curso, pretende-se criar um campo de diálogo virtual e físico que viabilize essa integração comunidade – história – enfermagem. Busca-se a construção de um conhecimento histórico, publicável, cujo produto cultural seja compartilhado com a comunidade universitária, permitindo preservar a memória institucional e promover o reconhecimento do papel fundamental da enfermagem na sociedade.
O site pretende viabilizar a apresentação do nosso NUME e uma reflexão sobre a evolução da profissão, destacando conquistas, desafios e transformações ao longo dos 50 anos de história, reafirmando o compromisso do curso com a formação de profissionais humanizados e preparados para os novos desafios da saúde contemporânea.
Breve Histórico
O Curso de Enfermagem foi criado em 20 de agosto de 1975, sendo implantado no primeiro semestre letivo de 1976 e sendo reconhecido pelo Decreto 1.223/79, publicado no DOU de 18 de dezembro de 1979, em que se denominava Curso de Enfermagem e Obstetrícia (BRASIL, 1979). Pertence à Escola de Enfermagem que é uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande com organização didático-científica e administrativa próprias, responsável pelo desenvolvimento do ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, no campo de sua competência e em consonância com os objetivos gerais estabelecidos pelos órgãos superiores da Instituição.
A unidade tem como visão instituir uma abordagem dinâmica na formulação de modelos assistenciais, educativos, organizativos e de estimulo à reflexão ética, para o desenvolvimento de ações e estudos direcionados, prioritariamente, às necessidades de saúde de indivíduos e grupos sociais, inseridos no contexto socioambiental da região (ESCOLA DE ENFERMAGEM, 2025 – PPC-EENF, 2023).
A Escola de Enfermagem tem como missão dedicar-se às atividades de ensino de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu, de pesquisa e de extensão, destinadas à produção do conhecimento em enfermagem/saúde e inserção na realidade socioambiental, e o exercício da cidadania através da formação de profissionais compromissados com processos que visem à qualidade da saúde humana e do cuidado da vida (ESCOLA DE ENFERMAGEM, 2025).
Valores:
- democracia, equidade e ética nas relações de trabalho, de pesquisa, de extensão e de ensino aprendizagem;
- relação dialógica, visando ao exercício da crítica, da cidadania, da autonomia e da ética de estudantes e trabalhadores;
- melhoria contínua para intervir no contexto socioambiental em que se insere e modificá-lo eticamente.
- responsabilidade social com as políticas de saúde, os modelos assistenciais e tecnologias de cuidado;
- saberes técnico, científico, político, humanístico e ético, contemplando o desenvolvimento das competências e habilidades gerais e específicas do perfil profissional, que habilite o egresso para a utilização de suas potencialidades como enfermeiro.
Para exercer sua filosofia através de seu corpo docente, técnico-administrativo e discente, a EEnf deverá:
- a) proporcionar a formação de enfermeiros eticamente comprometidos com o contexto socioambiental;
- b) produzir e divulgar conhecimento na área da saúde/enfermagem;
- c) propiciar a integração com outras áreas do conhecimento desenvolvidas na Instituição ou fora dela, bem como com os serviços de saúde da região;
- d) contribuir para a melhoria das condições de saúde da sociedade.
VITRINE NUME-EENF (Em construção...)
